Home |  Elder Rights |  Health |  Pension Watch |  Rural Aging |  Armed Conflict |  Aging Watch at the UN  

  SEARCH SUBSCRIBE  
 

Mission  |  Contact Us  |  Internships  |    

 



back

 

Want to support Global Action on Aging?

Click below:

Thanks!

 

Brazil: The “passe livre” law is unconstitutional


By
Isabel Kopschitz

O Globo, July 2, 2003

Rio de Janeiro, Brazil - The Tribunal Justice Court of Rio de Janeiro decided that the “passe livre” law was unconstitutional in July 1, 2003. The law 3.339/99 gives free metro and bus tickets to public school students, elderly over 65 years old and people with physical disabilities. The decision, however, will be effective in August, after the judiciary recess, when the new decision will have been posted in the “Diario Oficial”. Consequently, this will be a set back to elderly people.( The text is in Portuguese ).

 

TJ derruba passe livre intermunicipal

 

Isabel Kopschitz

O Globo, 2 de Julho de 2003


Rio de Janeiro, Brasil - Foi derrubada ontem, no Tribunal de Justiça do Rio, a lei que garante o passe livre para estudantes da rede pública, maiores de 65 anos e deficientes físicos nos transportes intermunicipais. Por 17 votos a um, os desembargadores do Órgão Especial do TJ julgaram inconstitucional a Lei 3.339/99, do deputado estadual Carlos Minc (PT) e do senador Sérgio Cabral Filho (PMDB), sob o argumento de que ela não apresenta fonte de custeio, como exige a Constituição estadual. A decisão, no entanto, só vai vigorar a partir de agosto, após o recesso do Judiciário, quando for publicada em Diário Oficial.

Com a decisão, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Fetranspor) calcula que 3,6 milhões de pessoas percam o direito de viajar de graça em linhas de ônibus, trens e barcas que ligam municípios. Oitenta por cento dos usuários de transportes públicos no estado utilizam ônibus para se locomover. Segundo o superintendente da Fetranspor, Luiz Carlos Urquiza Nóbrega, a decisão é histórica e corajosa. A federação, autora da ação contra os poderes Executivo e Legislativo do Rio, já havia perdido três ações semelhantes nos últimos três anos.

A Procuradoria Geral do Estado e a Procuradoria da Alerj anunciaram que vão recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF). Indignados, Minc e Sérgio Cabral afirmaram que vão imprimir e distribuir no estado 50 mil cópias do discurso proferido pelo desembargador Sylvio Capanema, o único a votar a favor da lei. Eles pretendem que o voto se torne a base da defesa. Durante a leitura de seu voto, Capanema destacou a função social do direito e afirmou que a supressão do passe livre traria uma catástrofe social. O desembargador foi aplaudido de pé pelo público que assistia à sessão.

Desde as 12h30m, estudantes concentravam-se em frente à Alerj. Os 400 PMs do 13batalhão (Praça Tiradentes), do Getam e do Batalhão de Choque, que faziam a segurança nas imediações do Fórum, assustaram os manifestantes. Em menos de duas horas, o número de alunos cresceu de menos de cem para 800. Por volta das 13h, quando começava a sessão, houve confusão e empurra-empurra na entrada do Fórum porque estudantes ameaçavam invadir o local. Logo após a divulgação da decisão, houve tumulto e três estudantes foram detidos. Às 15h30m, estudantes saíram em passeata até a Igreja da Candelária. Assim como anteontem, houve brigas entre grupos rivais.

O Sindicato de Empresas de Ônibus da cidade (Rio Ônibus) entrou com representação no Ministério Público estadual pedindo que seja definida uma fonte de custeio para subvencionar a concessão de gratuidades dentro do município.



Copyright © 2002 Global Action on Aging
Terms of Use  |  Privacy Policy  |  Contact Us